Vide Marcadores: Amuletos • Campanhas • Chakras • Constelações • Cores • Cultura Holística • Elementais • Elementos • Encantamentos • Energias • Ervas • Experiências • Feitiços • Livros • Mandalas • Mandamentos • Mantras • Mundo • Natureza • Orações • Oráculos • Pedras e Cristais • Produtos • Reflexões • Rituais • Runas • Simbologia • Talismãs • Terapia Alternativa

11 de out. de 2022

Vovó Lavanda

Essa planta está ligada à limpeza pois o seu nome, Lavanda, vem do latim lavandus, que significa lavar, sendo utilizada na Roma Antiga para lavar roupas, para tomar banho e perfumar ambientes.  A lavanda e alfazema também são muito utilizadas para purificar a energia de ambientes e equilibrá-las, trazendo paz e harmonia.



É assim que eu carinhosamente chamo minha linda muda de alfazema. Apesar de estar num pequeno vaso, vingou e perfuma minha vida. Sua bênção vovó! Gratidão por suas propriedades.

Você sabia que Alfazema e Lavanda não são a mesma coisa?

Costumamos chamar de lavanda ou alfazema espécies do gênero Lavandula. 

No Brasil, temos o costume de chamar a maioria das espécies de lavanda, já a denominação alfazema é amplamente utilizada em Portugal. Por isto, é sempre bom sabermos os nomes científicos da planta que queremos para não nos confundirmos na hora da escolha.


As espécies mais conhecidas por nós aqui no Brasil são Lavandula officinalis (Lavandula angustifolia) e Lavandula dentata. A espécie L. officinalis é popularmente chamada de alfazema ou lavanda-inglesa, ela apresenta flores de tonalidades azuis com violeta. Esta espécie dificilmente floresce nos climas quentes daqui, isto geralmente ocorre em regiões mais frias e de alta altitude. Por isto, se quiser uma lavanda que produza muitas flores opte pela L. dentata (popularmente chamada de lavanda-comum ou lavanda-francesa). As flores desta espécie têm coloração lilás e são facilmente produzidas no nosso clima.

Fonte: https://sabordefazenda.com.br/lavanda-ou-alfazema/


Propriedades 

Em algumas regiões do país ela também atende pelo nome de alfazema, mas pertence mesmo à família Lamiaceae, espécies de arbustos que atingem, em média, 70 centímetros de altura e que florescem uma vez ao ano. De acordo com a Universidade de São Paulo, ela possui várias propriedades medicinais que beneficiam corpo e alma. Confira.  
Analgésica – Sedativa – Antiasmática – Cicatrizante - Anti-inflamatória - Descongestionante – Repelente – Antimicrobiana – Vermífuga – Antisséptica - Antitranspirante e desodorante -  Adstringente – Antidepressiva - Relaxante muscular.


1. Boa para a pele
  Na forma de óleo essencial de lavanda, a planta pode ser aplicada sobre a pele para tratar vários problemas, como acnes, dermatites, herpes, micoses, feridas e até queimaduras. Nesse caso, basta pingar 1 gota sobre o local que deseja tratar para ter uma pele saudável, sem manchas e cicatrizes.   Por causa da sua ação repelente, a planta também pode ser utilizada para evitar ou tratar picadas de inseto. Nesse caso, você pode pingar de 3 a 5 gotas do óleo essencial de lavanda em um óleo vegetal de sua preferência, passar sobre a pele ou usar a mistura em um difusor de ambientes.  
2. Ajuda no crescimento saudável dos cabelos
  Graças às suas propriedades anti-inflamatória, antimicrobiana e antisséptica, o óleo essencial de lavanda também proporciona uma limpeza profunda do couro cabeludo. Nesse contexto, ele elimina problemas como a seborreia, caspa e queda dos fios. Isso, por sua vez, proporciona um crescimento mais rápido e saudável dos cabelos.   Para isso, tudo o que você precisa é pingar de 2 a 3 gotas do óleo essencial de lavanda nas mãos e aplicá-los sobre o couro cabeludo, massageando-o sem parar. Aguarde entre 5 e 10 minutos e lave os cabelos como de costume, ou seja, com o xampu e o condicionador de sua preferência.  
3. Alivia sintomas respiratórios
  A lavanda também é rica em Cineol, composto que possui propriedades descongestionantes e anti-inflamatórias. Por isso, os benefícios da lavanda para corpo e alma também incluem aliviar sintomas respiratórios decorrentes de gripe, congestão nasal, bronquite e asma.   Para tal, o mais recomendado é que o óleo essencial de lavanda seja usado na vaporização. Basta pingar de 3 a 5 gotas do óleo em um recipiente com água quente e inalar o vapor.  
4. Reduz o estresse, a ansiedade e a depressão
  A lavanda também é uma grande aliada de quem sofre com distúrbios psicológicos como estresse, ansiedade e depressão. Isso é possível graças ao Linalol, componente químico encontrado na planta em abundância, e que possui ação calmante, ansiolítica e analgésica.   Graças a essas propriedades, é possível combinar os efeitos da lavanda para corpo e alma. Na massagem relaxante, por exemplo, a planta pode ser utilizada na forma de óleos essenciais e/ou vegetais para aliviar a tensão e oferecer bem-estar físico. Ao ser inalado, na aromaterapia, o óleo essencial de lavanda promove o equilíbrio emocional.   Nesse sentido, além de deixar as pessoas mais calmas naturalmente, a lavanda também melhora a qualidade do sono, já que combate o estresse e a ansiedade. Por isso, tem sido a aposta certeira da indústria farmacêutica e de cosméticos na fabricação de medicamentos e de produtos voltados ao relaxamento físico e mental.  
5. Combate o envelhecimento precoce e previne o câncer
  Conforme pontuamos anteriormente, a lavanda possui propriedades antioxidantes. Tais propriedades combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células. Ainda pelo mesmo motivo, a planta também evita a formação e a multiplicação de células cancerígenas.  
6. Melhora os sintomas da TPM e reduz a enxaqueca
  Por fim, mas não menos importante, os benefícios da lavanda para corpo e alma também incluem o alívio de sintomas da tensão pré-menstrual. Por ter propriedades analgésicas e sedativas, a planta reduz as cólicas e enxaquecas. Já graças a sua função antidepressiva, a lavanda regula o humor durante o período menstrual.  
Como usufruir dos benefícios da lavanda para corpo e alma
  Obter todos os benefícios da lavanda para corpo e alma é muito fácil, pois a planta pode ser utilizada de várias maneiras. Ela pode ser utilizada na forma de óleo essencial, vegetal, manteigas corporais, sabonetes, chás e ainda, na culinária, como tempero.   Além disso, a lavanda também pode ser usada na aromaterapia, uma terapia alternativa que se utiliza dos princípios ativos dos óleos essenciais para tratar várias condições físicas e psicológicas por meio de massagens e inalações. Mas, também pode ser usada na massoterapia, prática que reúne várias manobras com a finalidade de promover o alívio de dores musculares, de ansiedade, estresse e várias outras condições psicológicas.   Felizmente, ambas as terapias podem ser aprendidas por meio de aulas online e estão disponíveis na Namu, a maior plataforma de saúde e bem-estar do mercado. Com a orientação de profissionais especializados, você terá mais qualidade de vida de maneira mais segura e natural.

Fonte: https://namu.com.br/portal/corpo-mente







Eu tenho um outro endereço de Blog que só fala de Lavanda, porque amo. Tem propriedades, decoração, benefícios, cultivo, cenários e gravuras, receitas, gifs e outros mais, passa lá pra sentir o cheirinho bom de amizade.



Muito obrigada por sua visita, volte sempre









Nenhum comentário:

Postar um comentário