20 de ago. de 2022

7 Árvores mais Perigosas do Mundo





7ª Árvore Ofegante ou Buta Buta - conhecida também de Mangue Leitoso
Tem o látex tóxico e venenoso até para animais rastejantes - tem veneno inclusive nas folhas secas e esfareladas. Esta árvore pode ser encontrada ao longo dos riachos das marés ou nas margens dos pântanos salgados das marés. Ela cresce principalmente nos trópicos e subtrópicos.
Um suco leitoso escorre, o que é muito perigoso mesmo se tocado. Os habitantes locais sabem que não devem nem mesmo escalá-los ou podem ficar com irritação severa na pele, bolhas e cegueira temporária (se entrar em contato com os olhos).
O lado positivo é que é usado na medicina, para tratamentos de reumatismo, lepra e paralisia.




6ª Sandbox Tree
Nativa de florestas tropicais das Américas, incluindo a Floresta Amazônica, conhecida como Açacu, Areeiro ou Guaçacu. Tem troco totalmente coberto por espinhos. A própria Mãe Natureza já avisa da sua periculosidade.
Sua selva causa queimaduras e cegueira. Se partes dela forem ingeridas, grave risco de diarreias e hemorragias. Sua toxina é usada na confecção de pesticidas.
O lado positivo é que tem madeira de boa qualidade, usada em mobiliários, porém os cortadores primeiro a sangram, deixando que toda sua seiva escorra antes de cortarem.



5ª Coqueiro
Não é toxico como outras árvores da lista, mas faz parte das árvores mais perigosas do mundo porque crescem muito e suas raízes não ficam totalmente no solo. Há 3 tipos de coqueiros com tamanhos variados, alguns chegam a medir até 35m de altura. As raízes ficam pra fora, sobre a terra, fazendo com que sejam árvores instáveis com o balançar no vento. Há inclusive risco de queda dos cocos e devido a altura extrema, pode até matar se for atingido na cabeça.
O lado positivo é que são plantas lindas e ornamentais e dão deliciosos frutos - cocos.


4ª Cerejeira
Faz bela qualquer paisagem com suas flores rosas ou brancas, mas o seu caule, flores e semente dos frutos possuem um veneno poderosíssimo. O caroço contém uma substância chamada amigdalina, que se transforma em cianeto quando ingerida. O cianeto, por sua vez, é um químico venenoso que pode causar náuseas, dores de cabeça, febre, insónias, sede, letargia, nervosismo e queda da pressão arterial e ataque cardíaco.


3ª Cerbera Odollam
Encontrada na Índia e Sudeste Asiático. Conhecida popularmente como “árvore do suicídio” ou “árvore do assassinato” -  mantenha a distância.
Sua semente é letal, contêm um cerberin químico extremamente tóxico. O cerberin é um glicósido cardíaco, que são basicamente compostos orgânicos que retardam a frequência cardíaca. Alguns desses compostos até são usados em remédios, então você consegue supor que uma quantidade muito alta deles não há de fazer nada bem. Em uma só semente de Cerbera odollam, há toxinas suficientes para matar uma pessoa adulta. Já dá para imaginar o estrago.
A maneira como ela para o coração é muito semelhante às injeções de pena de morte nos Estados Unidos, e uma semente ingerida leva a pessoa à morte em poucas horas, mas não sem antes fazê-la passar por muita dor


Onde mora o perigo


2ª Mancenilheira
Esta é sem dúvida a mais perigosa do mundo, conhecida como " árvore da morte ".
Toda ela é toxica, folhas, raízes, caule, frutos e seiva - é corrosiva, portanto não é recomendado nem ficar a sombra dela. A umidade que produz já é altamente perigosa. Não pode ser tocada e nem queimada.
Se vê muito em praias da Florida, nos Estados Unidos, Bahamas, Caraíbas, América Central (Honduras, Nicarágua, Panamá, etc) e até ao norte da América do Sul (Colômbia e Venezuela).


1ª Shipworm Tree
Meu Deus, quase morri vendo isso!!!!! Árvore da lagarta. Eu explico.
Vermes marinhos penetravam nas embarcações, nos navios d'outro século para acasalarem-se, faziam enormes buracos que até comprometiam a segurança da embarcação. Com o passar dos anos, eles adaptaram-se e procuraram árvores das praias, porque consideraram que oferecia mais segurança.
Chegam a medir 60cms, são brancos e muiiiiiiiiiiiiiiiiito nojentos.
A periculosidade dessa árvore não é a toxina, mas a madeira toda furada por eles, correndo risco de cair a qualquer momento. 
Pensando em nos preservar, já que nem sei se temos coração tão forte assim, preferi uma foto só do tronco, mas se quiser ver as lombrigas, é só ir no Google e procurar. É impressionante.


Amo abraçar árvores e por isso resolvi escrever essa matéria, porque como eu, muita gente talvez ainda não conhecesse as perigosas, que graças aos Deuses estão fora do Brasil em sua maioria.

Gostou da matéria? Estou também no Instagram, se quiser deixa sua mensagem lá.




Fontes de Pesquisa:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário