O aparecimento dos sintomas pode variar de uma pessoa para outra, podendo haver sensação de mal-estar em várias partes do corpo, como:
Estômago: dor ou sensação de queimação no estômago, náusea, piora de gastrites ou úlceras gástricas;
Intestino: diarreia ou prisão de ventre;
Garganta: sensação de nó na garganta, irritações mais fáceis constantes na garganta e amígdalas;
Pulmões: sensação de falta de ar ou sufocamento, podendo simular doenças pulmonares ou cardíacas:
Músculos e articulações: tensão, contraturas, dor muscular ou dor nas costas;
Coração e circulação: sensação de dor no peito, que pode até ser confundida com infarto, além de palpitações, surgimento ou piora da pressão alta;
Rins e bexiga: sensação de dor ou dificuldade para urinar, que pode imitar doenças urológicas;
Pele: coceira, ardência ou formigamentos;
Região íntima: piora da impotência, diminuição do desejo sexual, dificuldade para engravidar ou alterações do ciclo menstrual;
Sistema nervoso: insônia, irritabilidade, crises de dor de cabeça, enxaqueca, alterações da visão, do equilíbrio, da sensibilidade (dormências, formigamentos) e da motricidade, podendo simular doenças neurológicas.
Pessoas que apresentam uma doença psicossomática podem sofrer por muitos meses ou anos até que se descubra a causa. Estes sintomas acontecem porque o estresse e a ansiedade fazem aumentar a atividade nervosa do cérebro, além de elevar os níveis de hormônios no sangue, como adrenalina e cortisol, o que aumenta a intensidade e duração dos sintomas.
Nas crianças, os sintomas mais comuns são dor abdominal frequente, dor de cabeça, cansaço e náuseas, sendo mais comum que a criança apresente apenas um sintoma, enquanto que os adultos costumam apresentar mais de um.
Matéria completa em
https://www.tuasaude.com/sintomas-de-doencas-psicossomaticas/
1. Iemanjá
Nenhum comentário:
Postar um comentário