A estrela é uma fonte de luz e está associada ao simbolismo celeste. Ela representa a perfeição, a luz, o renascimento, o céu, o divino, a proteção, a esperança, o desejo, a renovação, o equilíbrio e a sabedoria.
Estrela de quatro pontas
A estrela de quatro pontas simboliza o nascimento do menino Jesus; chamada de "Estrela de Belém" foi ela a responsável por guiar e conduzir os três Reis Magos até Belém para adorarem o menino.
Estrela de cinco pontas
Símbolo do microcosmos humano, a estrela de cinco pontas ou Pentagrama, simboliza o mundo espiritual, a orientação e a proteção divina dos mortos. Por outro lado, pode simbolizar as cinco chagas de Cristo. Além disso, a estrela de cinco pontas era o símbolo da deusa suméria da fertilidade Ishtar visto que a estrela simboliza sua atitude guerreira.
Estrela de seis pontas
Símbolo popular do Judaísmo, o Hexagrama é formado por dois triângulos equiláteros que simbolizam a união do feminino e do masculino. Por isso, essa estrela simboliza a união dos opostos bem como a ligação entre o céu e a terra.
Estrela de Davi
A Estrela de Davi ou Estrela de Seis Pontas, conhecida também como o “Escudo de Davi”, é um símbolo maioritariamente usado pelos seguidores do Judaísmo. É formada por dois triângulos equiláteros sobrepostos.
Ela tem o significado de proteção, união do feminino e do masculino, união dos opostos, bem como a ligação entre o céu e a terra.
Selo de Salomão
Embora bastante parecidos, a Estrela de Davi e o Selo de Salomão apresentam caraterísticas distintas. Enquanto na Estrela de Davi os triângulos são sobrepostos, no Selo de Salomão, os triângulos são entrelaçados.
O Selo de Salomão é considerado um selo ocultista, usado na bruxaria, alquimia, feitiçaria, astrologia, entre outros.
Estrela de sete pontas
A estrela de sete pontas simboliza a harmonia do mundo, as sete cores do arco-íris, as sete zonas planetárias, partilhando, em grande parte, sua simbologia com o número sete.
Dessa forma, a estrela de sete pontas ou o heptagrama, para os cristãos simboliza os setes dias de criação do mundo, enquanto que para os budistas simbolizam os sete degraus para a evolução ou iluminação. Vale lembrar que para os pagãos, essa estrela representa um símbolo mágico.
Estrela de oito pontas
No hinduísmo, a estrela de oito pontas representa oito divindades, chamadas de "Ashtalakshmi", que unidas representam as oitos formas de "Lakshmi", a deusa da abundância.
Estrela-do-mar
A estrela-do-mar é um tipo de animal marinho com forma de estrela. Boa parte dos tipos de estrelas-do-mar possuem cinco pontas que são chamadas de braços. A estrela-do-mar tem o corpo muito duro e as pontas, ou braços, ocas, mas possuem grande flexibilidade, apesar de poder ser quebrada com facilidade se sofrer impactos muito rudes.
A estrela-do-mar simboliza força, paciência, sensibilidade, longevidade, renovação, percepção sensorial e versatilidade.
Estrela náutica
A estrela náutica é uma estrela de cinco pontas que simboliza a sorte, a boa opção, os novos caminhos e a proteção.
Estrela Cadente
As estrelas cadentes são as mensageiras divinas e simbolizam o bom presságio, as divindades e o nascimento.
Estrela do Caos
A Estrela do Caos (Chaos Star), também denominada de “Caosfera”, possui oito pontas equidistantes que partem de um ponto central, e pode representar o vazio do cosmos, o universo ou ainda, as oito direções (oito portas), tal qual a rosa dos ventos, composta dos quatro elementos (terra, água, ar e fogo) e os quatro estados intermediários da matéria (o seco, o úmido, o frio e o quente).
Foi criada originalmente pelo escritor britânico Michael Moorcock com o intuito de representar o "Símbolo do Caos" e, posteriormente, foi adotada como símbolo da “Magia do Caos”, portanto, sendo utilizada por magos e ocultistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário