16 de jul. de 2022

A poderosa Tangerina



Rica em vitamina C, as cascas também contribuem com o sistema imune, auxilia na digestão, melhora a inflamação, tem propriedades diuréticas e baixa os níveis de colesterol.

A tangerina também pode ser identificada como bergamota, mimosa, ponkan, laranja-cravo, e mexerica. Tanto podem ser usadas em sucos, bolos e tortas, como em banhos e até feitiços.

Sempre uso cascas secas e trituradas nas minhas defumações, poções e amuletos. Tangerina tem a propriedade de estimular o bem estar e a alegria. Afasta o desânimo.

PROCEDIMENTO

Depois de descascar os gomos, corte a casca em tirinhas e seque.

Se no sol, coloque numa bandeja e deixe exposto. LÇeva mais tempo, porque tem que recolher quando já tiver sombra e a noite. Volte a colocar no sol por alguns dias, até que a casca fique bem seca e crocante.

Se no forno convencional, espalhe numa forma de alumínio e seque em forno baixo, cuidado para não queimar.

Se no microondas, disponha as cascas em cima de papel absorvente. Vá colocando de 2 em 2 minutos para não queimar. Assim que perceber que já está bem durinha, pode triturar. Pode ser em pilão, triturador ou liquidificador mesmo. Resultado: farinha grossa de casca de tangerina.

IMPORTANTE

Raspe toda a parte branca da casca antes de secar, porque essa parte é a que deixa gosto amargo se usada em temperos ou até em sorvetes para crocância.

USOS

Para BANHOS faça um chá bem forte com 2 a 3 colheres bem cheias da farinha, abafe e deixe na infusão por meia hora. Coe e despeje na banheira. Se não tiver banheira, pode borrifar o chá no corpo após o banho de chuveiro.

Para PELE umedeça algodão e limpe o rosto, colo e braços. Teste antes num pedacinho da pele, para saber se você não é sensível a fruta.

Para LIMPEZA DA CASA

Uso cascas frescas com álcool. Deixo de molho por uma semana e depois uso na água de passar no chão. Limpo armários, móveis e gavetas. Uso como vaporizador de banheiro também e para carro.

Amo o cheirinho da fruta cítrica.

Para LIMPEZA ENERGÉTICA

Coloque uma colher da farinha no carvão já aceso. Eu ando pela casa agradecendo o UNIVERSO pelas BÊNÇÃOS diárias e pela ALEGRIA sempre proporcionada. Minha limpeza é de manutenção.

Para Amuletos

Fervo a casca fresca ou a farinha da casca, abafo, deixo na infusão e depois passo pela peneira. Mistura ao meu óleo de amêndoas e depois eu besunto folhas secas de árvores. Sempre colho por ai.

Carrego na bolsa e presenteio amigas. Amuleto da alegria e da juventude eterna.



Os benefícios dessa fruta para a saúde são inúmeros: além de retardar o envelhecimento da pele, ela melhora a digestão, regula a pressão sanguínea, protege o coração e reduz o risco de desenvolver várias doenças, como câncer, diabetes e osteoporose.


Secando as cascas no forno.


Trituro no pilão


Farinha da casca já pronta.


Defumação divertida.


Preparando amuletos


Gostou da matéria? Deixa seu carinho no Instagram





Nenhum comentário:

Postar um comentário