6 de mai. de 2022

A Criação de Adão - obra de Michelângelo

A Criação de Adão é um afresco pintado por Michelangelo no teto da Capela Sistina entre os anos de 1508 e 1510, a pedido do papa Júlio II. O afresco integra um conjunto de pinturas que compõem o teto da Capela Sistina, onde Michelangelo representou várias cenas bíblicas e figuras proféticas.

Entre elas, A Criação de Adão é a mais icônica, recebendo a admiração de todos os visitantes. Considerada a sua obra-prima, rendeu a Michelangelo um enorme prestígio, tornando-o um dos maiores artistas da História.

Algumas teorias sobre a interpretação desse gesto:

- O braço de Adão está dobrado e o seu dedo caído, sinais de fraqueza do homem, por oposição à postura de Deus, com o braço estendido e o dedo esticado, sublinhando o gesto do seu poder criador.

https://www.culturagenial.com/a-criacao-de-adao.../

- O sentido da arte é explicar que Deus sempre está lá, mas a decisão de buscá-lo é do homem. Se o homem quiser tocar em Deus precisará esticar o dedo, mas não esticando, poderá passar uma vida inteira sem buscá-lo. A última falange do dedo de Adão contraída representa o livre arbítrio. 

por  Adhoksaja Das André Luiz do Facebook

- A mão de Adão ainda denota falta de vitalidade, que será conferida a ele através do toque de Deus. O criador exibe o dedo indicador esticado, em um gesto simples e direto, agraciando o homem com a vida.

https://www.todamateria.com.br/a-criacao-de-adao.../

Como você interpreta?

Na minha humilde opinião eu sempre vi essa obra como autoridade e submissão. Deus dá e o Homem recebe, se quiser.

Instagram: @dbruxaanatural

Blog - https://dbruxaa.blogspot.com/




Nenhum comentário:

Postar um comentário