29 de abr. de 2022

O Pentagrama


O pentagrama é uma estrela de cinco pontas de origem incerta, que esteve presente na evolução de diversas culturas. O símbolo está associado ao mistério e à magia, assim como a aspectos astronômicos e religiosos.

Por ter relação com o número 5, a figura simboliza união, harmonia, equilíbrio, além de representar o sagrado e o divino.

Segundo o filósofo grego Pitágoras é o emblema da perfeição. A estrela representa os cinco elementos que compõem o homem: fogo, água, ar, terra e espírito.

Na cultura hebraica, o pentagrama representava a verdade e os primeiros cinco livros da Bíblia, chamados de “Pentateuco” (cinco rolos), que para os judeus têm o nome de Torá, a "lei escrita" revelada por Deus, sendo assim uma figura sagrada.

Na Idade Média, esse símbolo representava a verdade e a proteção contra os demônios ou maus espíritos. Para os medievais adeptos do Cristianismo, o pentagrama era atribuído às cinco chagas de Cristo.

Na cultura chinesa, o pentagrama foi associado ao Wu Xing, também chamado de “Cinco Movimentos” ou “Cinco Fases”, que são o fogo, a água, a madeira, o metal e a terra. Conceitos importantes para a base filosófica chinesa.

Para os druidas, povos indo-europeus, o pentagrama simbolizava o divino, mais precisamente, a cabeça de Deus. Para os celtas, representava a divindade Morrigham, deusa do amor e a da guerra.




O seu uso correto seria na posição da estrela, com uma ponta para cima e duas para baixo, O pentagrama invertido sempre esteve associado ao mau, utilizado por Satanistas.

#simbologiacelta #pentagrama #dbruxaanatural #estrelas


Nenhum comentário:

Postar um comentário