02/09/2021

Hoje estou que é só o "Pó da Rabiola"


Você já se perguntou de onde veio esta expressão? Pó da Rabiola tem um significado até que justo, quando já se conhece o seu constante, que é estar um constante sobe e desce no ar. Usamos comumente, já sabendo como empregá-la, isto é, mostrando sobre o nosso exagerado cansaço físico diário, mas sem saber ao certo a sua origem. 

Pois bem, Mayara minha nora comentou nesta semana lá no Instagram e eu fiquei curiosa (curiosa eu????) ... fui procurar. Juntando um pouco daqui e dali cheguei a conclusão que o termo poderia ser também - Estou só o "Pau da rabiola" . Eu explico.

Rabiola para quem ainda não sabe, é a calda de uma pipa, daquelas feitas com varetas e papel de seda, que as crianças de antigamente empinavam no ar. Hoje em dia até se vê na periferia, mas em menor número. É feita com linha de empinar, que é mais resistente e tirinhas de plástico amarradas num longo fio. Esse rabo existe para estabilizar a base, fazendo com que a pipa permaneça flutuando no ar com graça e leveza. Sem ela, a pipa giraria e cairia no solo em mergulhos destruidores. Mas conforme ela é usada, vai se desgastando, enroscando e sendo encurtada (as vezes até arrancada). Quando a pipa finalmente já está velha, até os papéis de seda se rasgam, sobrando apenas as varetas amarradas uma nas outras. Entendeu? Só o Pau da Rabiola!

Li por ai também (não sei se é verdade) que é um dito popular iniciado nos anos 80 na cidade de Jundiaí - e ficou tão conhecido que até em novelas de televisão era dito.

Se preferir ser chique, é só usar "I'm beat!" (estou exausta).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, sejam bem vindos. Para falar comigo, encomendar artes digitais, ilustrações e/ou produtos artesanais místicos deixe sua mensagem no meu whatsapp 11 99741.0864 - obrigada.