07/09/2021

Exposição 500 anos de Brasil


Aconteceu na comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil e não da independência, mas sempre vale lembrar de bons momentos como este.
Ao idealizar a tela que participaria do grande concurso da região onde morava, alguns procedimentos foram tomados.
Primeiro eu precisei descobrir como fazer com que parecesse realmente um livro com uma página virada, pois assim havia imaginado ela pronta. Eu não queria fazer isso só com a pintura, desejava que tivesse relevo e então com massa plástica eu criei o volume da página virada, que infelizmente pelas fotos não dá muito para entender.
No fundo da tela eu retratei diversas passagens, como a caravela em mar revolto, os índios e até escravos.
No verso dessa tal página virada eu decidi que queria colocar parte da partitura do hino nacional, mas na época eu não encontrava isso na internet. Tive que fazer pesquisa na biblioteca e a escolhida foi a da Vergueiro. Já estando lá, descobri que era proibido fazer cópias da partitura, embora houvesse máquina de xerox.
Eu ainda não tinha celular e quaisquer tipo de câmeras também era proibido e então não teve jeito, eu tive que copiar a mão mesmo, reproduzir a partitura inteira para que depois eu escolhesse o miolo dela e novamente a transcrevesse no quadro.
Todo o processo deve ter durado cerca de 15 a 20 dias.
Não recebi prêmio por ela, mas recebi um troféu e um certificado de classificação como representante finalista de Barueri na exposição 500 anos de Brasil, organizado pela ACM de Barueri - SP no ano de 1999.
Te convido a conhecer mais trabalhos em




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, sejam bem vindos. Para falar comigo, encomendar artes digitais, ilustrações e/ou produtos artesanais místicos deixe sua mensagem no meu whatsapp 11 99741.0864 - obrigada.