Estrelinhas do Cursor

Resources

07/06/2021

O tronco caído - lenda Cherokee


Há uma bela lenda dos índios Cherokee sobre o "ritual de passagem" que diz isto:

“O pai leva o filh o para a floresta, coloca uma venda nos olhos e o deixa lá, sozinho.

O jovem deve permanecer sentado em um tronco a noite toda, sem remover a venda até que os raios do sol o avisem que é de manhã. Ele não pode e não deve pedir ajuda a ninguém.

Se ele sobreviver à noite, sem se desmoronar, será um homem.

Não pode contar a sua experiência aos amigos ou a ninguém, porque cada jovem tem que se tornar um homem sozinho.

O jovem está claramente aterrorizado ... ele ouve muitos barulhos estranhos ao seu redor. Certamente existem feras ferozes ao seu redor. Talvez até homens perigosos que o machuquem.

O vento sopra forte a noite toda balançando as árvores, mas ele continua corajosamente, sem tirar a venda dos olhos. Afinal, é a única maneira de se tornar um homem!

Finalmente, depois de uma noite assustadora, o sol sai e ele tira a venda dos olhos.

E é nesse momento que ele percebe que o pai está sentado no tronco, ao lado dele. Esteve de guarda toda a noite protegendo o filho de qualquer perigo. O pai estava lá, embora o filho não soubesse.”

Nós também nunca estamos sozinhos. Na noite mais assustadora, no escuro mais profundo, na solidão mais completa, mesmo quando não nos damos conta disso, o Grande Mistério, Abba, Deus, o Sagrado (ou como você quiser chamar essa dimensão espiritual que nos habita), nunca nos abandona e nos guarda... sentado no tronco ao nosso lado.

Uma lenda bem propícia para o momento  que estamos vivendo, no escuro, com medo, sem ter certeza  de como isso tudo vai acabar. Não estamos sós. Atravessaremos a noite escura e sairemos dela mais maduros, renascidos em nossa humanidade.

Um comentário:

  1. Às vezes não percebemos que alguém nos guarda, mesmo Deus... Vivemos muito ensimesmados e não enxergamos o óbvio...

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindos. Para falar comigo, encomendar artes digitais, ilustrações e/ou produtos artesanais místicos deixe sua mensagem no meu whatsapp 11 99741.0864 - obrigada.