05 maio 2021

Você já fez pamonha no microondas?


Eu nunca comi e então não sabia se devia coar o milho depois de bater com leite. Vi na internet que não precisava e achei mesmo mais interessante, fica mais grossa, mais rústica.

Como o vovô gosta de curau, fiz um pouquinho pra ele, esse sim eu coo, e aproveitei para testar a viabilidade de fazer a pamonha no microondas. Porque não? Parece que deu certo, está saborosa, depois que ele provar eu volto e conto.

Toda tarde, depois do almoço o vovô dorme pelo menos 2 horas. Que delícia ter a capacidade de se desligar assim, no meio do dia. Não é a toa que já passou dos 84 e está muito bem de saúde, graças a Deus.

Bem, mas chega de enrolar, vamos lá as dicas.


Para o CURAU eu usei 3 espigas de milho já raladas, batendo no liquidificador com 3/4 de litro de leite e 2 xícaras de açúcar. Bati, coei e levei ao fogo baixo até engrossar e virar um mingau grossinho, começando a aparecer o fundo da panela. Use uma panela grossa, senão queima tah bem! 
Depois é só despejar numa travessa e salpicar canela em pó. Dá pra comer frio ou quente. feito assim em casa é bem mais gostoso e em casa de bruxa, melhor ainda.

Vou deixa na sequência as fotos para poderem entender a minha explicação.

Para a PAMONHA DE MICROONDAS eu fiz assim. Peguei o bagaço que sobrou do milho do curau, me pareceu errado jogar fora. Resolvi então temperar com sal e louro em pó, acrescentei um fio de azeite e alguns pedacinhos de queijo meia cura.

Arrumei a palha do milho na parte de baixo de uma travessa de vidro. Li numa receita de pamonha que a casca deixa um gosto e um aroma mais natural. Então eu arrumei na travessa e por cima despejei essa misturebinha. Na hora eu cheguei a ficar na dúvida se ficaria bom? Mas fechei a palha e coloquei uma travessinha vazia em cima para amassar e não abrir. Levei ao microondas por 3mns. Retirei a travessa, porque a palha já havia assentado e deixei mais 3 mns. Abri com cuidado, porque fazia muito vapor e resolvi deixar mais 3mns. No total deve ter dado uns 10mns. Fiz numa travessinha só porque era teste.

O queijo derreteu e o milho temperado, o bagaço temperado do milho ficou com textura de torta, muito legal. Na próxima vez eu vou deixar um pouco mais do milho batido, eu acredito que deva ficar ainda melhor.

Veja que consistência linda, bem sequinha


Aqui eu preparando a mistura para levar ao microondas



Obrigada por ter vindo, volte sempre!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, sejam bem vindos. Para falar comigo, encomendar artes digitais, ilustrações e/ou produtos artesanais místicos deixe sua mensagem no meu whatsapp 11 99741.0864 - obrigada.