26 janeiro 2021

DYI Flores e Folhas Secas para Decoração

... e então alguém me pergunta: - Porque você gosta tanto de flores e folhas secas? As flores e plantas vivas são tão mais vistosas!

Muitas foram as vezes que já me questionaram sobre minha paixão: colher, colecionar e usar folhas e flores secas nos meus trabalhos do ateliê DBruxaa. Minha resposta é bem simples:

- Depois que você colhe as flores elas já estão no processo de morte, é só questão de tempo até que elas não suportem mais viver sem oxigênio que recebia da mãe terra. Eu não arranco nada, eu colho aquelas que caem sozinhas. Quando andar pelas ruas, próximo da sua casa mesmo, preste atenção nos jardins e canteiros. Olhe as árvores, observe a fase em que elas estão. As vezes dão só frutos, noutras flores e noutras o vento se encarrega de derrubar preciosidades pelo chão e é aí que a gente entra em ação. 

Colhi algumas fotos na internet para exemplificar minha postagem, cuja abordagem requeria muitas delas e infelizmente eu perdi as minhas quando meu computador queimou em 2020. Sem querer, portanto, desrespeitar ninguém, caso veja sua foto aqui e queira que eu credite, é só deixar sua mensagem ou escrever para meu e-mail artescatiagarcia@gmail.com - mas vamos lá as dicas valiosas.

Trabalhar com flores e folhas secas é inspirador, além de serem materiais naturais belíssimos, são de graça, a mãe Natureza nos oferece de mãos abertas. São duradouras e bastante versáteis.

Há diversas formas de secar:


Você pode por exemplo, separar pequenos buques, amarrar com barbante e deixar pendurado num canto seco da sua casa.


Aproveite também os dias de sol, mas lembre-se de recolher assim que o vento começar a soprar mais forte.


Dependendo da pressa, você já pode também montar os seus arranjos com as flores ainda vivas e depois deixar pendurados para que sequem. O tempo é muito relativo, porque tudo dependerá da umidade do ar.

Depois que suas plantas estiverem já bem sequinhas, diversos são os trabalhos que você pode fazer com elas. Em velas fica puro charme.
Proceda assim. Reserve uma colher para que use somente no artesanato. Aqueça esta colher na própria chama da vela ou no fogo, na boca do fogão. Encoste a colher levemente na lateral da vela para derretê-la um pouco e em seguida já grude as flores secas em volta, formando assim um trabalho decorativo único.


Pense também na possibilidade de alinhar folhas e flores de diferentes espécies numa superfície de papel cartão e emoldurar.


Há belíssimos trabalhos emoldurados, inclusive entre vidros, mas atente uma coisa, elas precisam mesmo estarem bem secas, senão pelo fato de não ter ar entre eles, podem embolorar com facilidade.




Algumas de vocês já devem ter ouvido falar sobre esse processo de martelar as flores. Sim ou Não? Então, parece maldade, mas estamos apenas enaltecendo as suas cores e formas, além do que, voltando a lembrar que já fora dos caules as flores começam a morrer.
Escolha flores coloridas e mais carnudas. Escolha o tecido ou o papel onde deseja transferi-las e coloque o material natural disposto entre eles. Com a ajuda de um martelo vá dando pequena marteladinhas, com cuidado para não estragar o formato. Assim que perceber que o tecido ou o papel já começam a absorver o líquido, é hora de passar ferro quente para fixar. Espere esfriar bem e com muito cuidado retire uma das películas de cima, resultando na parte de baixo uma transferência maravilhosa. Não desanime se nas primeiras tentativas sair tudo borrado, manchado e até disforme, esse processo até pode parecer simples, mas só com a prática é que se consegue um ótimo trabalho. A escolha de boas superfícies e de bom material de uso é essencial.



Emoldure trabalhos com as folhas marteladas.


Outro processo de secagem de folhas e flores é com silica gel. Aqui no Brasil não é muito comum encontrar esse material, ele parece um sal grosso e é feito para tirar a umidade. Eu particularmente ainda não descobri onde se compra a granel com um bom preço, mas se procurar no oráculo Google, vai descobrir muitas opções de potes e embalagens do antimofo. É inclusive usada na areia para gatos. 
As flores secas imersas em silica gel tem uma durabilidade surpreendente e perdem pouco do seu formato. Este processo é bom para quem pretende fazer arranjos em caixas e vasos.



Prensa para secagem de folhas e flores. Ela pode ser simples ou composta, com várias camadas. Você mesmo pode fazer usando placas de madeira MDF que são pesadas e não envergam com facilidade e grandes parafusos. 
Coloque papel em cima das madeiras e arrume as flores e folhas contanto que não fiquem umas sobre as outras.




Depois que você começa a produzir material para o seu artesanato natural usando essas preciosidades, nunca mais vai abandonar, porque além de uma ótima terapia, ainda possibilita que você cresça espiritualmente, pois estará em maior contato com a natureza.


Desejo que você como eu, 
tenha uma maravilhosa jornada de aprendizado.


Aqui no Ateliê DBruxaa, toda semana tem dia de colheita.
Estas foram pequenas plantinhas que eu sequei no microondas, entre papéis, colocando um prato pesado em cima.



Colhi no meu quintal estas vagens que o vento derrubou da árvore que fica na porta de casa. Coloco no sol para acelerar o processo, estou ansiosa para ver como ficaram já secas e como eu poderei usá-las depois.



Espero que tenha gostado das dicas e que tenha entendido que ser bruxa é isso também, aprender mais sobre a vida natural e as suas oportunidades. 



Instagram @dbruxaa
Loja clique Aqui





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, sejam bem vindos. Para falar comigo, encomendar artes digitais, ilustrações e/ou produtos artesanais místicos deixe sua mensagem no meu whatsapp 11 99741.0864 - obrigada.