04/02/2021

Filtro dos Sonhos

Filtro dos sonhos é uma peça artesanal cheia de significados e simbologias. Pessoas habilidosas confeccionam peças no mundo todo e cada uma delas tem seu próprio estilo. Os materiais a serem usados são dos mais variados, afinal a criatividade é que conta.

Em se tratando de simbologia é o que eu sempre ensino, vale o que significa para cada pessoa, afinal quem é que no mundo moderno de hoje vai usar penas de coruja ou de pavão em todas as peças confeccionadas? Vale lembrar que antes de idealizar o seu filtro, saiba mais a respeito do que é, do que significa, da sua história e é claro, podem comprar prontos, há infinitos endereços on line onde podem encontrar filtros maravilhosos , de todos os preços.


Eu estava ansiosa pelo tema eleito de fevereiro, sobre Filtro dos Sonhos, e por isso eu já comecei antes mesmo do mês entrar. Domingo eu tenho mais tempo e então já aproveito. Antes de tudo, peço apenas que você acredite na magia, é fundamental, contudo ela acontece mesmo, independente da sua decisão. Para os céticos tudo tem uma razão lógica ou científica. A escolha é sua.




Dreamcatcher ou Filtro dos sonhos é um amuleto típico da cultura indígena norte-americana que, supostamente, teria o poder de purificar as energias, separando os "sonhos negativos" dos "sonhos positivos", além de trazer sabedoria e sorte para quem o possui. Também chamado de "Caçador de sonhos", "Espanta pesadelos" ou "Catasonhos". Fonte de pesquisa  https://www.significados.com.br/filtro-dos-sonhos/ 



A simbologia tem um papel muito importante na história da nossa formação. É através dos símbolos que passamos a conhecer culturas milenares, descobrimos religiões, crenças e até rituais. Ao descobrimos símbolos que tenham maior importância pessoal, eles podem estar no nosso dia a dia, fazer parte do nosso corpo, como no caso de tatuagens e até podem se tornar nosso amuleto, símbolo do nosso poder autêntico. É assim que funciona a magia, ela praticamente acontece sozinha, só precisamos facilitar a sua passagem, a sua entrada.

DYI - Passo a Passo

(imagem ilustrativa)








Sempre que possível seria bom que os filtros dos sonhos tivessem penas penduradas, para que elas ficassem balançando ao vento. Não precisam ser penas de verdade, podem ser simbólicas. Feitas de tecido papel ou qualquer outro material leve. Lembrando que estamos falando de simbologia, então o que vale é a força que você coloca na peça que tem. De qualquer forma, PENAS simbolizam sorte, proteção, fecundidade, clarividência, fantasia, justiça, poder, pensamento e a Lua. Na Idade Média, a pena funcionava como uma espécie de oráculo, na medida em que a pessoa que estivesse perdida num labirinto ou numa encruzilhada, ao soprar uma pena no ar, ela indicaria a direção e o caminho correto. Deste modo, em muitas culturas. As penas de aves ou pássaros específicos refletem como: Águia - símbolo de autoridade e de vitória; Coruja - símbolo de sabedoria e de inteligência; Andorinha - símbolo de esperança e de boa sorte. 
Fonte de pesquisa  https://www.dicionariodesimbolos.com.br/pena/
#dreamercatcher #filtrodossonhos




O filtro dos sonhos original consiste em um círculo, tradicionalmente feito com fibras de um salgueiro-chorão e revestido com tiras de couro, ao qual são amarrados vários fios, formando uma espécie de teia de aranha com uma abertura circular no centro. Uma pena de ave (preferencialmente de coruja, por significar "sabedoria") é colocada debaixo da teia, assim como outras penas e adereços. A pena simboliza a respiração e o ar, elemento essencial para a vida.
Fonte de pesquisa  https://www.significados.com.br/filtro-dos-sonhos/

(imagem ilustrativa)


A tradição ainda sugere que o filtro dos sonhos seja colocado em um lugar que receba luz solar, pois todos os sonhos negativos que supostamente estariam presos nos fios da teia, ao receberem os raios do sol desapareceriam.

(imagem ilustrativa)

Muito além de um item de decoração, o Filtro dos Sonhos é utilizado para capturar as energias densas durante a noite, enquanto abre espaço para a passagem das boas energias. Acredita-se que os pesadelos podem ser estimulados pela presença de energias negativas no quarto, dessa forma, o Filtro dos Sonhos funciona como uma barreira que protege o nosso corpo. As vezes as energias ruins vem conosco da rua e nem percebemos.

(imagem ilustrativa)

O conjunto das linhas também pode ser interpretado como o ciclo da vida, em que para cada fase da vida há diferentes forças - que são consideradas boas ou ruins e que funcionam como impulsionadoras. Assim, o centro do Filtro dos Sonhos, que é o destino final do ciclo da vida ou o "centro do Universo", é uma metáfora acerca de equilibrar todas as energias e utilizá-las em conjunto para alcançar os sonhos.   

(imagem ilustrativa)

Significados de cada cores dos filtros: 
Amarelo: a cor da sabedoria. O filtro dos sonhos com a cor amarela promete iluminar o interior, despertar novas esperanças, alimentar a fé e proporcionar determinação e equilíbrio espiritual.
Azul: a cor do céu e do mar é considerada benéfica para a mente e o corpo, pois irradia bem-estar, confiança e sabedoria. Além disso, é associada com triunfo e estabilidade.
Branco: estado de paz e iluminação espiritual. Não é à toa que o branco é considerado a cor da luz, pois reflete os raios luminosos e proporciona a clareza.
Laranja: alegria e disposição são algumas das características da cor laranja. Ela também traz vivacidade, incentiva o desapego e a busca por pensar e agir fora da caixinha.
Marrom: a cor da terra, muito utilizada em filtros dos sonhos, simboliza a liberdade, sucesso, união e maturidade. Ela também afasta a insegurança e dá a sensação de simplicidade, conforto e estabilidade.
(imagem ilustrativa)

Rosa: o amor incondicional, o romantismo, a beleza e a ternura são características representadas pelo rosa, que também auxilia no desenvolvimento da autoestima.
Roxo: apesar de comumente ser associada à tristeza, a cor roxa está muito mais relacionada com a introspecção. É também a cor do interior, da transformação e da liberdade.
Verde: a cor da mãe natureza não poderia simbolizar nada menos do que o crescimento, esperança, harmonia e fertilidade. Além disso, o verde está diretamente relacionado com a verdade, a justiça e a satisfação.
Vermelho: a cor do amor é também a cor do poder. Detalhes vermelhos no filtro dos sonhos prometem estimular também sentimentos como honestidade, compaixão, integridade e persistência.
Fonte de pesquisa:  https://www.dicasdemulher.com.br/filtro-dos-sonhos/


(imagem ilustrativa)


A LENDA
Conta uma velha lenda dos nativos norte-americanos, que um velho índio ao fazer uma Busca da Visão no topo de uma montanha, lhe apareceu IKTOMI, a aranha, e comunicou-se em linguagem sagrada. A Aranha pegou um aro de cipó e começou a tecer uma teia com cabelo de cavalo e as oferendas recebidas. Enquanto tecia, o espírito da Aranha falou sobre os ciclos da vida, do nascimento à morte e das boas e más forças que atuam sobre nós em cada uma dessas fases. Ela dizia: “Se você trabalhar com forças boas será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza, do contrário, irá para uma direção que causará dor e infortúnios.” No final a Aranha devolveu ao velho índio o aro de cipó com uma teia no centro dizendo-lhe: “No centro está a teia que representa o ciclo da vida. Use-a para ajudar seu povo a alcançar seus objetivos, fazendo bom uso de suas ideias, sonhos e visões. Eles vem de um lugar chamado Espírito do Mundo que se ocupa do ar da noite com sonhos bons e ruins."
Fonte de pesquisa http://naturezadivina.org.br/

(imagem ilustrativa)

O tamanho do filtro é irrelevante, a sua função é a mesma para diferentes proporções, o que não impede que você idealize um gigante como esse e use também como decoração. Eu tenho a impressão que esta pessoa tinha muitos pesadelos... 


(imagem ilustrativa)


Antes que alguém pergunte eu já esclareço. NÃO, os adesivos de parede não promovem o mesmo efeito. NÃO há funcionalidade mágica no sentido de filtragem, mas é claro que quando decoramos nossa casa, são com produtos que nos agradam e isso pode gerar um campo vibracional muito bom também. 

(imagem ilustrativa)

Criatividade em alta, a originalidade das peças é amplamente vasta. Se encontram versões de filtros de todo tipo: feitos em conchas, com galhos, em roupas, com raízes, cipós e galhos, fios, cordões, cordas, papéis, plásticos, pedras entre outros. É claro que todo tipo de arte tem sua graça, mas se tratando de poderes mágicos, quanto mais fiéis ao filtro original pudermos ser, maiores as chances da sua eficácia.


Neste mesmo site você encontra ideias para festas.

(imagem ilustrativa)

Se quiser receber o relatório completo 
sobre o tema do mês Filtro dos Sonhos, 
solicite via whatsapp que eu envio por e-mail com o maior carinho 11 99741.0864



(imagem ilustrativa)


TATUAGENS
Porque as pessoas tatuam filtro dos sonhos no corpo, sendo que são objetos de limpeza de sonhos? Por que ele também tem um significado de sorte, motivo pelo qual também se vê na decoração de casas, não apenas no quarto.

(imagem ilustrativa)



Limpeza do filtro dos sonhos com água e sabonete de capim limão. Depois de seco no vento e no sol, escovar as penas.



A luz que vem de dentro
Iluminar os nossos filtros dos sonhos vai ainda mais além dos meus mais lúdicos sonhos. Ver estrelinhas cintilando e envolvendo as peças dá uma paz imensa e até uma sensação de imensidão. Valorizar os filtros reforça a nossa intenção e consequentemente as boas energias. Fica, portanto, as sugestões.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, sejam bem vindos. Para falar comigo, encomendar artes digitais, ilustrações e/ou produtos artesanais místicos deixe sua mensagem no meu whatsapp 11 99741.0864 - obrigada.