07 janeiro 2021

ENERGIA AZUL - a opção ecológica

Um dos maiores desafios da sociedade atual é descobrir fontes de energia que sejam capazes de substituir a energia obtida a partir de fontes não renováveis, sem provocar grandes impactos ambientais. A chamada energia azul é uma alternativa energética que vem sendo considerada uma das mais importantes opções para o futuro, especialmente quando as demais fontes energéticas se esgotarem.

Obtida a partir da diferença de concentração de sal entre as águas do mar e do rio (no momento em que ele desemboca no oceano, liberando uma grande quantidade de energia), a energia azul é gerada por um processo de eletrodiálise reversa (ou osmose) com membranas específicas para cada tipo de íon.

A geração da eletricidade ocorre dentro das membranas, a partir de um processo considerado 100% seguro. Esta técnica utilizada para a obtenção da energia azul também é classificada como totalmente ecológica, uma vez que se origina de uma fonte renovável e não resulta em emissão de dióxido de carbono.

O principal desafio enfrentado pela energia azul no momento é a inviabilidade econômica, sobretudo no que diz respeito à utilização das membranas. Uma membrana mais barata, feita de polietileno modificado, já está em estudo e deve permitir a utilização comercial da energia azul.

Fonte: https://www.fragmaq.com.br/blog/conheca-energia-azul-funciona-vantagens-desvantagens/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, sejam bem vindos. Para falar comigo, encomendar artes digitais, ilustrações e/ou produtos artesanais místicos deixe sua mensagem no meu whatsapp 11 99741.0864 - obrigada.