Estrelinhas do Cursor

Resources

11/12/2020

Fogazza de Salém


Apetitosas, as massas caseiras ganharam destaque há anos, desde que alguém descobriu que não tem um grande segredo, mas é preciso ter bons ingredientes e boa vontade.

Fogazza, Focaccia ou conhecida também como Calzone é uma espécie de pastel, que pode ser frito ou assado com os mais variados recheios. Fazer massa em casa, quer seja para salgados ou pães é algo de muito mágico. A simples mistura do fermento com a água morna, o açúcar, sal e farinha, as vezes também com ovos, nos oferece surpreendentes resultados.

É através das mãos que as nossas boas vibrações ficam impregnadas nas massas, portanto, sempre que decidir-se por fazê-las, mantenha a mente livre de problemas, foque apenas no bom da vida, que é acordar, abrir os olhos e respirar, porque o resto vem.

Vamos lá, leia a receita inteira, já separe todos os ingredientes e começamos a misturar. Coloque uma música enquanto cozinha, é bem bacana e a alegria se espalha no ar.

Numa bacia coloque 30 gramas de fermento seco com 2 colheres (sopa) rasas de açúcar. Pode ser o fresco também, a massa depois de assada fica mais fofinha, tipo pão.

Junte 1 xícara de óleo e 1 xícara de água morna (cuidado com a temperatura, porque se ela estiver muito quente faz com que o fermento adicionado perca a força e a massa não cresce).  Misture bem e adicione 1 colher (sobremesa) de sal, dai vai colocando a farinha aos poucos, até 5 xícaras rasas. Deixe a massa descansar por 30mns enquanto faz o recheio.

Você pode rechear com o que quiser: mozarela, catupiry, escarola refogada, calabresa ou carne moída refogada com cebolas e tomates, contanto que coloque frios em cima da massa já aberta. Abra pequenas porções numa superfície enfarinhada. estique com o rolo até ficar fininha. recheie e dobre ao meio, como quando faz um pastel, só que maior. Enrole as beiradinhas torcendo.  As primeiras vão sair meio tortinhas, mas com a prática você também acerta. Tudo na primeira vez é meio chatinho mesmo, só não pode desistir.

Ajeite uma ao lado da outra em formas untadas com óleo. Pincele gema e deixe descansar novamente por mais 20mns. Depois desse processo é só assar em forno pré-aquecido até que dourem. Varia de 15 a 25 mns, depende do forno de cada um.

O rendimento dessa massa é para 13 unidades de média para grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, sejam bem vindos. Para falar comigo, encomendar artes digitais, ilustrações e/ou produtos artesanais místicos deixe sua mensagem no meu whatsapp 11 99741.0864 - obrigada.