02 outubro 2020

Você nem vai acreditar nisso!


São lindas esferas feitas a partir de resíduos de tecido e linhas, 
virando arte nas mãos da artesã @dbruxaa

No começo desta semana minha amiga Celina Akemi @celinaak me enviou um link do Afonso Franco ( https://www.youtube.com/watch?v=tmqsdjPU1fM&feature=youtu.be)
, dando uma dica bem bacana de reaproveitamento de tecidos e linhas, esses restinhos que parecem não servir para nada. No link dele do Youtube, logo acima, ele disse que aprendeu com as Piratas do Ponto.

Usei a ideia correndo, pois adorei, mas dei acabamentos diferentes como podem ver a seguir. Essas esferas depois de prontas poderão ser usadas para diversos fins, como pingentes, penduricalhos, enfim... use sua imaginação.

Enrole resíduos, retalhos pequeninos de tecidos e linhas. Na verdade embole um punhado na ponta dos dedos e depois passe fios, linhas ou cordões em volta, amarrando firme e formando bolinhas. Arremate ou dê um nó para deixar bem firme e corte as pontas. Boleie na palma das mãos para que fiquem mais redondinhas. DICA: quanto mais macio o retalho, mais redondinha fica a esfera. Lá no vídeo ele costura as bolinhas, mas eu fiz acabamentos diferentes, como podem ver nas descrições abaixo.


 O que é bom a gente assimila, faz e compartilha.

É assim que deve se parecer suas esferas In Natura.


Depois das bolinhas preparadas, em passei cola fria por toda volta dela e boleei no côncavo das mãos, colocando uma caminha de palha de coco. Em seguida eu passei diversas camadas de fios de linha de bordado dourada e arrematei. Passei cola na palma da mãos e boleei de novo. Você pode encontrar seu próprio processo, o meu foi assim. Prontas ficam lindas, grandinhas, parecendo coquinhos naturais ou até uma castanha, tipo a noz. De todos os testes, este foi o melhor.



Para este efeito, colei lantejoulas da mesma forma. Passei cola nas mãos e boleei, mas deu um pouco de trabalho, porque colou mais nas mãos do que na esfera e depois eu tive que ficar consertando, mas o efeito final foi aprovado.



Esferas com flores secas, lá da árvore de casa que sequei esta semana.
Neste caso eu passei cola fria direto na esfera e fui colando de punhados , sem bolear para não quebrar demais as ramas das flores. Deve ficar bom para sachês. depois vou perfumar.



Essas são as mais simples. foram as primeiras, mas ficaram lindas também. Eu peguei as esferas já preparadas e enrolei bastante fio dourado. Nem dei nó, apenas coloquei cola fria nas mãos e boleei. O resultado foi surpreendente.



Gostou? Espero que sim e que faça também. Se quiser siga-se nas redes sociais e podemos nos falar diariamente no whatsapp. Grande beijo.









Um comentário:

Olá, sejam bem vindos. Para falar comigo, encomendar artes digitais, ilustrações e/ou produtos artesanais místicos deixe sua mensagem no meu whatsapp 11 99741.0864 - obrigada.