Estrelinhas do Cursor

Resources

19/07/2021

Estamparia e Mordante Natural (Iron Mordant)

 


Peça pronta

Comecemos pelo MORDANTE 

Ele é um fixador que ajuda com que o corante natural fixe no tecido e não saia com facilidade se por ventura for lavado. A estamparia natural é fantástica, também conhecida como impressão ecológica. Embora o Mordante ajude, ele não é milagroso, portanto, eu recomendo que use por hora somente em peças artesanais, mas você também pode fazer testes como os meus e seria legal se também contasse os resultados.


Para fazer o MORDANTE NATURAL

Você vai precisar de um vidro vazio ou uma garrafa. Coloque dentro diversos pregos e parafusos velhos, sem uso. Preencha o recipiente com duas partes de água para uma de vinagre branco de cozinha. Tampe bem, chacoalhe todos os dias até que a água fique turva e marrom. Não tem um tempo específico, na verdade seria bom se ficasse por meses descansando. Quanto mais tempo descansar, mas fixação ele promoverá depois. Eu já terminei o teste inicial só para mostrar à vocês, mais adiante eu farei novas peças. Por hora reserve o seu e passemos a Estamparia Natural.

ESTAMPARIA NATURAL

Colha diversas folhas verdes, desta vez as secas não funcionarão. Peça autorização as fadas, pois elas são as guardiãs dos jardins. Pegue algumas grandes, outras médias e um punhado de pequenas. Não precisa exagerar. Arrume todas elas sobre a superfície de um tecido de algodão.


Cubra com outro pedaço de tecido igual e bata com o martelo delicadamente por toda a superfície. .


Retire o tecido de cima com cuidado. Retire todas as folhas que ainda estiverem grudadas.



Umedeça um pedaço de algodão no Mordante Natural, umedecendo a superfície dos tecidos. Depois de uma hora passe o ferro bem quente.


                         Seu tecido já possui a Estamparia Natural, agora é só costurar.


Já iniciei novo teste, desta vez enrolando um tecido com as folhas dentro.


Enrolei e amarrei com barbante.


Coloquei num pote de plástico e embebi com o Mordante Narural. Vou deixar lá por alguns dias para ver se desta forma a tinta das folhas também solta. Noutro dia eu conto mais.


Voltei com o resultado. Não imprimiu as folhas não, só manchou todo o pano. Não recomendo este processo.


Muito obrigada por acompanhar meus canais.
Sempre que puder indique aos amigos.
Quando puder ajudar, compre minhas peças ou até doe tecidos para confecção de peças artesanais com renda revertida a solidariedade.

SALVE O PASSO A PASSO EM FOTOS









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, sejam bem vindos. Para falar comigo, encomendar artes digitais, ilustrações e/ou produtos artesanais místicos deixe sua mensagem no meu whatsapp 11 99741.0864 - obrigada.