30 setembro 2020

O Homem do Saco existiu mesmo?!


Minha mãe lá de dentro de casa gritava: - "Se vocês não entrarem agora mesmo o HOMEM DO SACO vai pegar vocês. "
Eu, meu irmão e primos adorávamos brincar na rua, passávamos o dia todo se deixassem, mas ao anoitecer não tinha jeito, todo mundo tinha que tomar banho, jantar e dormir. 
Morríamos de medo do velho desdentado, carregando criancinhas nas costas; cresci apavorada com esse bicho papão. Eu pessoalmente nunca assustei meus filhos, seria crueldade, mas os antigos não tinham dó da gente não! 
Era comum criar filhos com histórias como esta, pois o medo era bastante eficiente, facilitava o trabalho dos educadores. O que eu nunca imaginei, nem depois que cresci, é que ELE até tenha existido mesmo. 
Estas foram, portanto, algumas informações que eu encontrei na internet. Se são verdadeiras ou não fica a cargo de cada um se deve ou não acreditar, mas é no mínimo curioso:
1. Segundo uma senhora o "homem do saco" veio da Europa. Crianças que não se comportavam bem no NATAL recebiam uma pessoa nas suas casas que ensacavam os moleques. Tenho um amigo holandês que contou que ele era o "premiado" todos os anos...:
2. Por volta de 1913 era legalmente permitido ENVIAR crianças pelo correio, acompanhadas por carteiros. Elas tinham inclusive selos colados em suas roupas; iam de trem até seus destinos;
3. Na Espanha, por volta de 1910, sequestradores de crianças carregavam SACOS de balas para oferecer à elas e então convencê-las de irem com eles;
4. Também conhecido como Papa Figo (abreviatura de fígado) no folclore brasileiro acreditava-se que um velho CORCUNDA se alimentava do fígado das criancinhas saudáveis para se curar de uma provável doença pré-existente; tinha inclusive ajudantes, que atraíam as crianças da área rural;
 5. Pode ser um homem real até os dias de hoje, que vive à margem da sociedade e caminha invisível perante os olhos de todos, catando materiais recicláveis para se sustentar. Desenvolveu seu próprio método de coleta e tornou-se CATADOR, profissão alternativa ao desemprego.
Se tem sua própria versão do HOMEM DO SACO, deixe seus comentários ou me envie e-mail artescatiagarcia@gmail.com - Obrigada por acompanhar a página.
@dbruxaasalobah



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, sejam bem vindos. Para falar comigo, encomendar artes digitais, ilustrações e/ou produtos artesanais místicos deixe sua mensagem no meu whatsapp 11 99741.0864 - obrigada.